TÉCNICAS DE ESTUDO

Dicas, técnicas e pistas que vão tornar o seu estudo ainda melhor. Quer ver? Acesse e descubra qual método combina mais com o seu perfil.

Ei! Já se perguntou o que te faz ir melhor nos estudos? 💡

 

Se você ainda não pensou nisso, que tal conhecer alguns métodos que podem potencializar seu aprendizado?

 

Seja para gerenciar o tempo, organizar tarefas ou aumentar a concentração, pelo menos uma dessas técnicas de estudo vai funcionar muito bem para o seu perfil.

Quer saber o que fazer para ter ainda mais sucesso nas disciplinas? Conheça algumas dicas e escolha a que mais combina com você. 

Testes de conhecimento são exercícios elaborados de acordo com o modelo de questões que serão aplicadas em sua prova. Eles não valem pontos, mas são uma ótima oportunidade para você testar os seus conhecimentos obtidos através do conteúdo das aulas, descobrindo os seus pontos fortes e o que precisa estudar mais.

Como acessar um teste de conhecimento? 

Acesse: Sistema de Avaliações > Teste de Conhecimento. Após responder todas as questões de um teste, você poderá iniciar um novo exercício, caso desejar. Basta selecionar a opção “Novo Teste de Conhecimento”.

 

Atenção:

  • O Teste de Conhecimento não está disponível para todas as disciplinas
  • As disciplinas que são separadas por temas trazem exercícios dentro do próprio conteúdo
  • O Estágio e o TCC também não exibem testes de conhecimento.

Como acompanhar meu desempenho no teste de conhecimento?

Clique na disciplina desejada e em “Meu desempenho”. Você pode comparar seu desempenho com o restante da sua turma. Utilize esta informação como forma de incentivo, a fim de aperfeiçoar cada vez mais seu processo de aprendizagem!

Como mandar bem no teste de conhecimento? 

  • Leia atentamente as questões e marque a resposta desejada
  • O sistema grava automaticamente a sua resposta. Não há possibilidade de trocar a opção escolhida
  • Ao final de cada teste, o sistema cria um histórico de seus exercícios informando: a aula, a disciplina, o percentual de acerto, a quantidade de questões respondidas, status e o último acesso;
  • No teste de conhecimento não há a opção “finalizar teste”. Para finalizar o teste, basta responder todas as perguntas e fechar a janela

Este é um famoso método de gerenciamento de tempo criado pelo italiano Francesco Cirillo, no final dos anos 1980. O nome foi criado em referência a um cronômetro em formato de tomate muito comum na Itália e acabou se popularizando por todo o mundo. 🍅

 

Funciona assim:

 

  1. Programe um cronômetro para 25 minutos. Vale usar o despertador do celular;
  2. Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções. Nada de Facebook e WhatsApp.
  3. Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos. Algo que ajude a relaxar.
  4. Risque a tarefa da sua lista depois que terminá-la. 
  5. Retome o trabalho depois da pausa por mais um “pomodoro”: 25 minutos.
  6.  A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até retornar.

 

Repita isso todos os dias que precisar estudar. A ideia é que, com o passar do tempo, você descubra quantos “pomodoros” usa para fazer suas atividades. Isso vai ajudar a estimar prazos e a gerir melhor seu tempo.

Neste método, o sucesso vem com a repetição de 5 passos: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar. Vamos entender como isso funciona na prática?

Explorar

Explore o material de estudo, com leitura superficial de tópicos, sumários e títulos.

Perguntar

Faça perguntas sobre temas que chamam a atenção.

Ler

Faça uma leitura, objetivando responder cada questão surgida anteriormente.

Rememorar

Deve-se relembrar o que acabou de aprender. Faça uma revisão mental e tente resumir o conteúdo mais relevante, com as próprias palavras, em um papel.

Repassar

Por fim, explique os conceitos mais importantes em voz alta

Sabia que o teste prático é até duas vezes mais eficiente do que as demais técnicas de estudos? Este método é bem simples, mas sua eficácia raramente é mencionada.

 

O teste prático foca na resolução de exercícios, simulando a realização de uma prova. Empregar esta técnica de estudo auxilia no estímulo da sua aprendizagem, enfatizando assuntos de seu domínio e identificando aqueles que precisam ser revisados.

 

Busque várias fontes de conhecimento para ter uma resposta satisfatória. Lembre-se de investir em fontes confiáveis, ok?

A autoexplicação valoriza as dúvidas que surgem durante a leitura. Trata-se, simplesmente, de ler o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras. A proposta é mais efetiva se utilizada durante o aprendizado, e não após o estudo.

 

Ao se questionar, responder e resumir conteúdos, você já aplica a autoexplicação, que é considerada uma leitura interativa, que vai além de uma simples olhada no material. 😉 Adeus, decoreba!

Mapas mentais são ideais para as pessoas de mentes visuais, exatamente por investirem em imagens, setas e cores. 🖌️

 

O mapa mental organiza as matérias em esquemas, elegendo um tema central. Trata-se de um método descontraído e produtivo para revisão dos conteúdos. Quer saber o passo a passo para começar um deles? Veja como é fácil:

Ideia principal

Todo mapa mental inicia com uma ideia principal, essa ideia é o “tema” do mapa. Comece sempre no centro da folha, dessa maneira você terá mais espaço livre para desenvolvê-lo.

Subdivisões

Assim que definida a ideia principal, comece a criar as subdivisões. Serão as conexões entre a ideia principal e as ideias secundárias e assim por diante. Para entender melhor, imagine como uma árvore e todos os seus galhos interligados ao tronco.

Palavras e imagens-chave

Elas serão responsáveis pela ativação da memória, fazendo com que o cérebro se assimile e memorize as informações, sintetizando o conteúdo. Evite colocar frases longas nos mapas. O objetivo das palavras e imagens-chave é ativar nossa memória e não passar informação completa.

Cores

Para uma facilidade de compreensão, utilize cores nos mapas. Isso permitirá que o cérebro tenha mais atenção. É recomendado definir uma cor para cada subdivisão principal. Assim, o cérebro pode fazer associações mais fáceis

OBRIGADO

pelo seu feedback